
Psicoterapia para crianças
Como identificar dificuldades na infância, relacionadas a aprendizagem?
Uma das principais preocupações dos pais, na fase de desenvolvimento das crianças, está relacionada ao desempenho escolar dos filhos.
Em conjunto com tal preocupação, sentimentos como culpa, desapontamento e desvalorização sabotam as reais motivações de estudo dos alunos em fase acadêmica.
Seja a dificuldade relacionada a atenção, concentração, comportamento, memória ou de desempenho propriamente dita.
As queixas escolares específicas podem estar relacionada a forma não adaptada de aprendizagem, como por exemplo:
- Alunos típicos com baixo desempenho de aprendizagem.
- Transtornos de aprendizagem: Discalculia (dificuldade na aprendizagem de aritmética), Dislexia (dificuldade na aprendizagem de leitura e escrita) e Disgrafia (dificuldade na fluência escrita);
- TDAH: Tem prevalência de 3% a 13% entre as crianças e adolescentes em fase acadêmica e tem prejuízo direto no desempenho escolar.
A técnica de estudo eficiente engloba o âmbito escolar bem como o ambiente residencial (familiar) e os pais podem colaborar com as mudanças necessárias para o melhor desempenho nos estudos, sendo assim ajudar os filhos “Aprender a Aprender”.
Mudanças simples podem melhorar o desempenho e a motivação para o estudo, como por exemplo transformar o local de estudo em um ambiente próprio para isso, diminuir os estímulos externos (ruído, tv, celular), não estudar com fome ou sono, planejar (o que devo estudar? Prazos!) .
Pais saibam que vocês podem procurar ajuda com um profissional especializado (Psicólogo, Psicopedagogo e Neuropsicólogo), para acompanhar as dificuldades advindas desta fase, pois é de extrema importância na vida da criança e adolescente reconhecer as dificuldades para saber lidar com elas de uma forma mais adaptada.